26.04.2024
Nessa sexta-feira (26), os professores da Rede Municipal de Educação de Itanhomi receberam a capacitação “Atendimento a Crianças com Necessidades Específicas”.
O acolhimento de alunos com deficiência exige preparo da equipe docente, que, muitas vezes, precisará desenvolver atividades específicas de acordo com as possibilidades da criança que irão receber em suas turmas. Se for o caso, é recomendado também que se ofereçam aulas de reforço para que o aluno possa alavancar o seu desenvolvimento, e o apoio de profissionais auxiliares também pode ser importante para garantir o bom andamento desse processo. Uma avaliação precisa, sempre, ser planejada com o objetivo de verificar a absorção de um conteúdo ou aprendizado de uma habilidade específica, de modo a entender qual foi o aproveitamento do aluno. É claro, portanto, que quando se trata de alunos com deficiência, as avaliações também precisam ser pensadas segundo a lógica inclusiva e que sirva para verificar o conhecimento desses alunos segundo suas capacidades cognitivas.
Quem ministrou foi Juliana Júdice, professora, gestora educacional, psicopedagoga, neuropsicopedagoga, graduada em Psicologia e idealizadora da Júdice estratégia – Estimulação precoce preventiva.
Na oportunidade, esteve presente a Secretária Municipal de Educação de Itanhomi, Marlucilei da Silva Alves Oliveira.
Ardoce, há 39 anos fortalecendo o desenvolvimento regional.